31 de julho de 2008

Futebol do meio de semana

Antes de tudo, gostaria de informar aos poucos visitantes deste blog que infelizmente não poderei mais postar sobre a série B, exceto resultados e classificação.

Já está muito difícil pra falar só dos jogos da série A com o tempo curto que eu tenho ultimamente. E com os problemas e compromissos dos meus companheiros de blog, fica mais complicado ainda.
Então vou me limitar a resumir o que puder dos jogos da série A e divulgar resultados e classificação da série B.

Mas chega desse clima de velório porque em um campeonato disputado como está o Brasileirão, não há motivos para tristeza.

A menos é claro que você seja torcedor do Fluminense. Neste caso, pode chorar muito.
O tricolor ontem foi derrotado mais uma vez. Me pergunto onde foi parar o futebol que o time jogou na Libertadores.
Eu costumo dizer que viradas e goleadas não acontecem por sorte. E realmente, a virada da Portuguesa não foi injusta e nem por sorte. O time paulista, jogando em casa, sofreu o gol de Conca aos 19 minutos do primeiro tempo, depois de oito minutos de muitas faltas do Fluminense, a Lusa empatou com um gol de Jonas.
Nove minutos depois, o Fluminense teve um jogador expulso, mas a Portuguesa só aproveitou a vantagem numérica no segundo tempo. Aos 11 minutos, Preto virou o jogo.
O Fluminense ainda teve mais um jogador expulso, e abriu mais espaços para a Portuguesa fazer 3x1 aos 40 minutos com Jonas, afastando a Lusa da zona de rebaixamento e deixando o Fluminense na penúltima colocação.

Festa da Lusa no Canindé

Agora, se você for botafoguense, pode comemorar. O time carioca venceu o Goiás e se afastou da zona de rebaixamento. Melhor do que isso, entrou na zona de classificação para a Copa Sulamericana.
E olha que o time carioca nem precisou jogar muito bem para venceu o Goiás. Não precisou e nem conseguiu. O Goiás, com 6 jogadores no meio, claramente foi ao Engenhão com o objetivo de congestionar o meio campo e jogar nos contra ataques, mas nem isso conseguiu.
O grande destaque da partida foi o volante Túlio, que marcou os dois gols do Botafogo aos 28 e aos 44 minutos do primeiro tempo. No segundo tempo, o Botafogo só precisou levar o jogo em banho maria para garantir a vitória.

Ninguém conseguiu parar Túlio

E depois de 11 rodadas, quem saiu da zona de rebaixamento foi o Santos. O time venceu o Internacional em pleno Beira Rio.
Se bem que, apesar de soar parecido, o resultado foi mais uma derrota do Internacional do que uma vitória do Santos. O gol sofrido pelo time gaúcho foi simplesmente ridículo. Digno de futebol amador. Pra quem ainda não tinha perdido em casa, o Inter fez feio.
Não que o Santos tenha feito muito melhor. O jogo foi bem fraco. E quando um time joga mal, e toma um gol bobo, dificilmente se recupera. Foi o que aconteceu com o Inter. O zagueiro do Colorado simplesmente ficou olhando a bola passar na frente dele. Maikon Leite, que tinha entrado muito bem contra o Vasco, aproveitou a falha infantil da zaga do Inter para marcar o único gol da partida.

Que feio...

O Vitória, que não tem nada a ver com essa história de rebaixamento, venceu em casa o Atlético-PR. Mas foi por pouco.
O Vitória começou atacando mais. Só que foi o Furacão que saiu na frente, aos 36 minutos do primeiro tempo, com gol olímpico de Nei.
O Vitória buscou o resultado, mas o empate só veio no segundo tempo, aos 7 minutos, com Marquinhos.
O jogo já ia caminhando para o final e parecia que terminaria mesmo empatado, mas aos 43 minutos, Ramon, com um chute não muito forte mas muito bem colocado, virou o jogo e colocou o Vitória na vice liderança da competição. Um belo jogo.

Ramon comemora o gol da vitória do Vitória... Não digitem frases como essas em casa

Mas jogo bom mesmo foi o do Cruzeiro contra o Náutico no Mineirão. O time mineiro que o diga. Saiu de campo vencedor e dormiu líder.
O Cruzeiro começou atropelando o Náutico. Com 16 minutos de jogo, já estava vencendo por 2x0, com gols de Wágner e Guilherme. Mas o Náutico reagiu e marcou um gol aos 22 minutos com Wéllington. A partir daí os visitantes equilibraram o jogo.
Mas isso foi até o início do segundo tempo. Com 10 minutos, Henrique fez mais um para o Cruzeiro.
As porteiras se abriram de vez e o Cruzeiro marcou o quarto gol, de novo com Guilherme.
O Náutico ainda marcou um gol de pênalti aos 43 minutos com Geraldo, mas foi só.

O Cruzeiro é só sorrisos no Mineirão

É, mas a distância entre o primeiro colocado e o São Paulo, que caiu para sexto, é de apenas 3 pontos. O tricolor paulista poderia ter entrado no G4 se tivesse vencido o jogo. Mas o Figueirense não estava muito afim de facilitar a vida do São Paulo.
O Figueirense já foi marcando gol aos 7 minutos, com Tadeu. Isso fez com que o São Paulo tivesse que correr atrás do resultado. Mas com um pouco de nervosismo e muita dificuldade de passar pelo time catarinense que recuou todo, o São Paulo não conseguiu marcar gols no primeiro tempo.
E mesmo no segundo tempo, dominando a partida, o São Paulo ainda teve dificuldades para furar a retranca do Figueirense. Até que o time catarinense finalmente resolveu sair um pouco mais para o jogo. Isso foi bom para o São Paulo, que aproveitou uma oportunidade aos 34 minutos, com Hugo. E fim de papo. O São Paulo caiu para a 6ª posição.

Agora ficou difícil fazer gol no Figueirense

Isso porque o Palmeiras fez mais uma vítima em casa. Num jogo bastante equilibrado, principalmente no primeiro tempo, o time paulista venceu o Flamengo no Palestra Itália.
O jogo foi muito equilibrado e corrido no primeiro tempo. Talvez pela velocidade explique-se a quantidade de passes errados no primeiro tempo. O Palmeiras teve anulada uma de suas principais jogadas, a bola aérea, graças às intervenções do goleiro do Flamengo. Já o time carioca tropeçava no seu próprio ego e perdeu boas chances pela falta de simplicidade. E por isso, nenhuma das equipes conseguiu fazer gols no primeiro tempo.
A sorte do torcedor palmeirense é que Valdívia estava disposto a apagar a má impressão dos últimos jogos. No segundo tempo, o badalado meia deu um passe preciso para um jogador não tão badalado. Sandro Silva aproveitou para marcar o seu primeiro gol com a camisa do Palmeiras e dar os três pontos ao time paulista, que lhe garantiram a melhor campanha nos jogos em casa e de quebra, colocou o time paulista empatado em pontos com o próprio Flamengo, tendo a chance de subir muitas posições na próxima rodada. Nem mesmo a expulsão, diga-se de passagem, infantil de um jogador palmeirense foi capaz de mudar o resultado.

Um dos caras mais desconhecidos no Palmeiras virou o herói da noite.


A rodada termina hoje com três jogos. Entre eles, o mais esperado da noite é o confronto entre Coritiba e Grêmio no Couto Pereira, que pode "apimentar" ainda mais o Brasileirão. E quem em sã consciência vai me dizer que não vai "secar" o Grêmio hoje?!


Imagens Uol Esporte

Nenhum comentário: