6 de julho de 2008

9ª Rodada da série A

Sete jogos completaram a rodada neste domingo.
Evidentemente que os flamenguistas não estavam nem um pouco preocupados com isso. Afinal, ninguém ia alcançar mesmo o time carioca na liderança.
Mas os outros times ainda brigavam pelo G4.

Entre eles estava o Palmeiras. O time paulista era apontado como favorito para o jogo contra o Atlético-MG, mesmo jogando fora de casa. Mas não foi isso que se viu no Mineirão.
O Atlético foi superior no primeiro tempo e saiu na frente. Poderia até ter definido o jogo, mas desperdiçou muitas oportunidades.
O pênalti perdido pelo time mineiro serviu para provar que nem sempre a paradinha funciona.
O Palmeiras voltou com um pouco mais de atitude no segundo tempo. Mas o futebol não melhorou muito e o time continuou cedendo espaços aos donos da casa.
Com a expulsão de um jogador do Atlético, no entanto, o Palmeiras conseguiu empatar. E poderia ter virado o jogo, mas desperdiçou a chance. E o jogo terminou 1x1. O Palmeiras saiu do G4 com o resultado.

O Vitória tomou o lugar do Palmeiras no G4. Jogando fora de casa, o time baiano venceu a Portuguesa por 2x1 e quebrou a invencibilidade do time paulista em casa, que já era de seis jogos.
Mas também é bastante complicado um time jogando em casa tomar um gol com 10 segundos de jogo (não, vocês não estão enxergando mal... foram segundos mesmo). E isso interferiu tanto que a Portuguesa não conseguiu se organizar e tomou o segundo gol aos 16 minutos de jogo.
O primeiro tempo foi dominado pelo Vitória e a Portuguesa só reagiu no segundo tempo, depois que o time baiano teve um jogador expulso. Mas só conseguiu fazer o gol aos 30 minutos do segundo tempo e nada mais.

E o Vasco hein?! Vencia o Figueirense no Alfredo Jaconi e acabou cedendo a virada.
E olha que o time catarinense ainda desperdiçou um pênalti logo no primeiro tempo. Se não a história poderia ter sido diferente. Mas como diz o ditado, quem não faz, leva. E o Figueirense levou o gol aos 44 minutos do primeiro tempo.
A desvantagem no placar fez com que o Figueirense saísse para o jogo e desse espaços para os contra ataques do Vasco, que não eram muito eficientes.
Com gols aos 32 e 45 minutos do segundo tempo, o Figueirense conseguiu fechar o placar em 2x1.

O Internacional começou finalmente a mostrar porque é um dos indicados como favorito ao título brasileiro. Jogando em casa, o time venceu com autoridade o Coritiba por 3x0.
O Coritiba jogou durante os 90 minutos na defensiva e quando teve que subir ao ataque, não tinha criatividade no meio campo. Os donos da casa jogaram com uma tática muito mais ofensiva e organizada.
Os gols do Inter saíram aos 29 do primeiro tempo, aos 24 e aos 29 do segundo tempo.

E quem esperava que o Grêmio fosse ter vida fácil contra o Botafogo fora de casa se deu mal.
Não que o Botafogo tenha jogado muito bem, mas o Grêmio não mostrou o mesmo futebol das rodadas anteriores.
O Botafogo marcou um gol aos 15 minutos do primeiro tempo e passou o resto da etapa sem levar nenhum susto.
E o panorama do jogo foi o mesmo no segundo tempo. Nada que o Grêmio fez surtiu efeito e o time gaúcho sofreu o segundo gol aos 8 minutos. O Grêmio só não teve uma queda muito grande na tabela porque os times que até então poderiam ultrapassá-lo não venceram. E o Flamengo riu à toa desse resultado. Ficou com 5 pontos de folga na tabela.

Mas o torcedor gremista não pode reclamar muito porque tem gente em situação muito pior.
O Fluminense por exemplo. Se o time não se preocupava muito em ser o último por causa da Libertadores, agora a coisa ficou feia mesmo. O time perdeu para o também ameaçado Goiás por 1x0. É a primeira vitória do Goiás em casa e não teve nem a desculpa de estar poupando titulares. Foi mérito do Goiás mesmo. O time da casa aproveitou a falta de organização do Fluminense e fez um gol aos 27 minutos do primeiro tempo que lhe garantiu a vitória. E o Fluminense segue na zona de rebaixamento, segurando a lanterna e sem vencer no campeonato.

Já o Ipatinga resolveu mostrar que tem time diante de um dos adversários teoricamente mais difíceis. Empatou em 1x1com o São Paulo em pleno Morumbi, jogando de igual para igual.
Foi o time mineiro que começou assustando. E apesar disso, foi o São Paulo quem saiu na frente, aos 39 minutos do segundo tempo.
O gol não abateu Ipatinga, que continuou pressionando o São Paulo até conseguir marcar o gol de empate, aos 44 minutos do segundo tempo.
E nada de G4 para um e nem saída da zona de rebaixamento para o outro. Vejam como ficou a classificação:


No fim de semana tem mais futebol e muita coisa pode mudar. Mas uma coisa é certa: ninguém vai tirar o Flamengo da ponta por enquanto.

Classificação Uol Esporte

Nenhum comentário: