13 de junho de 2008

A mística da Sexta Feira 13

Muita gente tem medo da sexta feira 13. Você tem?!
Eu não tenho medo. Gosto principalmente quando é sexta feira 13 de agosto. Mas o dia de hoje está sendo particularmente ruim pra mim. Não vamos entrar em detalhes da minha vida pessoal porque não é pra isso que o blog serve.
Mas alguém sabe como surgiu essa coisa de sexta feira 13?! Duvido!
Bem, segundo o Wikipédia, esse mito de sexta feira 13 ser dia de azar pode ter surgido em 1307 (mas já tinha gente supersticiosa naquela época?!). Um tal de Filipe IV, ( que ná época era só o rei da França), declarou a Ordem dos Templários ilegal. Os membros dessa ordem foram presos, torturados e executados. Eu não vou me dar ao trabalho de explicar o que era a Ordem dos Templários. Se você quiser mesmo saber leia aqui.
Outra teoria, que seria ainda mais antiga, é que Jesus Cristo foi morto numa sexta feira 13. Isso, considerando que a páscoa judáica é celebrada no dia 14 do mês Nissan, do calendário hebráico(espero que nenhum ateu ignorante venha me perguntar quem é Jesus Cristo!).
Mais uma pra se acresentar na estatística. No dia da Santa Ceia, sentaram-se à mesa 13 pessoas. Entre elas, Jesus e Judas Iscariotes. E todo mundo sabe como foi que terminou a história dos dois né?! E essas não são as únicas teorias!
Eu vou continuar não temendo a sexta feira 13 independente desse artigo. Mas se alguém vai ficar com medo e se isolar num casulo, é bom pelo menos saber porque.

Nenhum comentário: