9 de junho de 2008

Quinta Rodada da Série A

Bom, é isso aí. Segunda feira significa que tem muito a ser dito a respeito de futebol. Principalmente quando o brasileirão está rolando. Por mais que os gringos não admitam, esse é o melhor campeonato do mundo. Em nenhum outro lugar o futebol gera tanta discussão.

E sete jogos completaram a quinta rodada desse campeonato maravilhoso. Eu não deveria estar tão satisfeito com essa rodada. E não estou mesmo. Mas estou de bom humor hoje. Então vamos falar de futebol.

O Palmeiras mostrou que a Ilha do Retiro não é mesmo o seu lugar predileto. Mesmo jogando contra o time misto do Sport, que tinha em sua grande maioria reservas, o Palmeiras jogou muito mal. Ou o Sport jogou muito bem, não importa. O fato é que o time misto do Sport apresentou um futebol muito melhor do que o Palmeiras e a derrota era iminente. 2x0 foi até pouco devido a superioridade da equipe pernambucana. E o Palmeiras não mostrou até hoje o futebol que encantou a torcida no paulistão. E eu deveria estar revoltado por causa desse resultado, mas confesso que já esperava por isso. E além do mais, perder também faz parte do futebol. Mas o fato é que apesar da posição não ser das piores para um início de campeonato, a situação é preocupante para o time paulista.

Mesmo assim ainda não é pior do que a do Fluminense. A equipe parece estar tão voltada para a Libertadores que nem mesmo o time titular consegue melhorar a vida do tricolor no brasileirão. É claro, não podemos deixar de levar em conta que o adversário não era nenhum cachorro morto. O Grêmio faz uma boa campanha e jogou em casa com o apoio da torcida. E o Fluminense fez o que pode. Mas não conseguiu vencer o tricolor gaúcho no Olímpico. Obviamente eu não vi o jogo, mas o que consta nos noticiários é que foi um jogo limpo e bom de se ver. Deve ter sido mesmo porque as duas equipes são muito boas. O resultado de 2x1 coloca o Grêmio em 4º com 10 pontos, e mantem o Fluminense na lanterna da competição.

E depois de muito tempo na série B e de 4 rodadas sem vitória, quem resolveu vencer foi a Portuguesa. E de virada. Agora as pessoas devem estar se perguntando: o que está acontecendo com os campeões estaduais que eram favoritos ao título?! A resposta é... não faço a mínima idéia. O que sei é que o Inter também não vive um bom momento. A Portuguesa foi melhor em campo, acreditem se quiserem. E mesmo tendo sofrido o gol bem rápido, foi o time da casa que buscou a iniciativa do jogo. E um jogo que parecia sem solução no primeiro tempo foi resolvido no segundo tempo em 20 minutos. A Lusa agora deixa um lugar na zona de rebaixamento para o Inter.

O Goiás decepciona cada vez mais a sua torcida. Jogando na Arena da Baixada, o time foi goleado pelo Atlético-PR. Eu diria até que a situação do Goiás é bem mais preocupante que a do Fluminense, que é lanterna da competição. O time tem 3 pontos no brasileirão, sem vitórias. Marcou apenas 3 gols e já sofreu 9 tendo o pior saldo entre os times que estão na zona de rebaixamento. Some-se a isso os fracassos no estadual e na Copa do Brasil. E esse ano não tem Corinthians pra salvar o time goiano. O rebaixamento é provável. E claro, o Atlético-PR tornou-se grande responsável pela situação atual do Goiás. Afinal, antes do jogo o Goiás tinha sofrido 4 gols no campeonato. Vocês já devem ter feito as contas. Goleada de 5x0 para o time paranaense, que com 8 pontos, assumiu a quinta posição no brasileiro.

Mas voltando a falar dos campeões estaduais, que não estão indo bem no brasileiro, o Coritiba foi mais um a ser derrotado nessa rodada. Perdeu para um Botafogo que também já não vem apresentando um grande futebol, apesar da boa vontade dos jogadores. O Coritiba errou muito no meio campo e foi exatamente como foi o Cruzeiro quando enfrentou o próprio Coritiba no Couto Pereira. A diferença é que o Cruzeiro teve competência pra segurar o time da casa, o que não aconteceu com o Coxa. Depois de sair atrás do marcador e acordar para o jogo, o time empatou e quem acordou foi o time da casa. No final, um resultado justo pelo que apresentaram as equipes. 2x1 para o Botafogo.

Agora, falemos de um campeão que resolveu vencer. O Vitória recebeu o Santos no Barradão. Os dois times vinham com campanhas muito parecidas, mas dentro de campo mostraram um futebol completamente diferente. O Vitória dominou a maior parte do jogo, e mesmo com a reação do Santos na segunda etapa, saiu de campo vencedor. O Santos teve um jogador expulso no segundo tempo. Curiosamente, foi nesse momento que o Peixe jogou melhor. Mas a essa altura já estava perdendo por 1x0 e não conseguiu empatar. Não poderia ter sido pior, certo?! Errado! Com a combinação de resultados, o Santos agora é um dos ocupantes da zona de rebaixamento, com campanha igual a do Inter em tudo.

Quem via o Vasco jogar no carioca e ve a campanha do Cruzeiro hoje não esperava que o time carioca pudesse dar tanto trabalho para os mineiros jogando fora de casa. O Cruzeiro jogou melhor, perdeu um pênalti, mas foi num lance que eu diria até ser um pouco estúpido que saiu o gol do Cruzeiro. O goleiro do Vasco pegou a bola com a mão. Depois jogou no chão e pegou de novo. Tiro livre indireto. É meio difícil fazer gol em uma distância tão curta com tanta gente na linha do gol, mas foi assim que saiu o gol. Que aliás, não foi suficiente para o Cruzeiro retomar a liderança no campeonato, mas foi o suficiente para não deixar o Flamengo na frente pelo número de pontos.

Os jogos deixaram a classificação desse jeito:





Festa dos rubronegros. Quem manda no Brasil agora são eles


Classificação Uol Esporte

Nenhum comentário: