19 de junho de 2008

Brasil empata sem gols

Antes de tudo, gostaria de pedir mais uma vez desculpas pelo atraso de mais um artigo. Eu queria ter escrito isso assim que o jogo terminou, mas realmente não foi possível. E provavelmente terei mais alguns atrasos porque estou passando por dias meio conturbados.
Esclarecidos os fatos, vamos falar do jogo.

Aliás, tenho que dizer que esse foi um dos piores jogos entre Brasil e Argentina que eu já vi na vida. E olha que em quase 21 anos de vida eu já tive tempo de ver muitos. Me julgo até no direito de discordar de quem me disser que o jogo foi bom. O 0x0 não era esperado mas não poderia ter sido mais justo.

Os dois times se preocuparam muito em marcar e chegaram pouco ao gol. Talvez isso explique as recentes críticas às duas equipes.
O Brasil apresentou uma visível melhora em relação aos jogos anteriores, mas ainda assim fraco. A Argentina não conseguiu chegar no primeiro tempo, exceto pelas bolas paradas.

Duas coisas ficaram evidentes no jogo para a seleção brasileira: Primeiro que o time não tem criatividade. Isso pode se notar pelas inúmeras vezes que o time esteve no campo de ataque e recuou a bola por não saber como criar as jogadas. E segundo, o time tem dificuldades enormes de fazer o gol. Como se os dois jogos que em que o Brasil foi derrotado sem marcar não provassem isso, o Brasil teve pelo menos 3 chances claras de gol. Na melhor delas, Júlio Batista perdeu o gol na cara. E não tentem falar que foi mérito do goleiro porque não se pode perder um gol na entrada da pequena área. E em outro lance, depois de ter driblado o goleiro e ficar sem ângulo para o chute, Robinho tinha 4 possibilidades: poderia ter rolado a bola para Adriano marcar; poderia ter parado a jogada quando foi puxado pelo goleiro dentro da área, o que resultaria em pênalti; poderia ter tentado o chute, o que seria uma remota mas possível chance de gol; e poderia ter feito o que ele fez, que foi a pior escolha: tentar passar por 3 zagueiros, que não deu em nada.

No segundo tempo, quem teve as oportunidades de gol foi a Argentina. Porém os hermanos não são muito melhores nas finalizações. Foi cada chute pior do que o outro. O Brasil que eu me lembre nem chegou a levar perigo ao goleiro argentino na etapa final. E na seleção brasileira, quando o time não rende quem paga é o treinador. A torcida que apoiou o time na maior parte do jogo acabou perdendo a paciência com desempenho fraco e começou a puxar o coro de "Adeus Dunga". Mas também não era pra menos.

As mudanças do Dunga surtiram algum efeito, é verdade. No entanto, ele teve o azar de perder Anderson, que estava jogando bem, logo no primeiro tempo, por causa de uma torção no joelho. Diego entrou no lugar dele mas não jogou absolutamente nada. Aliás, a coisa que mais tenho ouvido nos jogos do Brasil é, "o Diego não entrou bem no jogo". Sinceramente, o Dunga deve gostar muito dele pra não ver o quanto ele está jogando mal. Adriano também se esforçou muito mas não rendeu o esperado. Maicon e Robinho, os dois que mais têm se esforçado em campo, tiveramo forte marcação. Efeitos da falta de criatividade. O jogo da seleção fica tão previsível que é fácil de marcar.

Mas voltando a falar das alterações de Dunga, ele colocou em campo Luís Fabiano, que também se esforçou mas não rendeu, e Daniel Alves. Esse eu tenho que dizer que é meu maior desafeto na seleção. Ao contrário do que disseram, eu não acho que ele jogou bem. E também não faço idéia dos motivos que o levaram à seleção.

O resultado que ontem já era ruim, pode ficar ainda pior hoje. Venezuela e Chile se enfrentam. A vitória de qualquer um dos dois times pode deixar o Brasil no vergonhoso 5º lugar que o levaria a disputar a repescagem. Para a Argentina não foi tão ruim porque o time ainda está na segunda posição, mas o próximo adversário é o Paraguai e pode complicar a vida deles.


Ao contrário da maioria dos brasileiros, os torcedores argentinos querem a permanência de Dunga.


Um comentário:

lidiane carvalho disse...

Só pra deixar registrado, como o messi,conseguiu perder aquele gol hein?! incrivel.