12 de dezembro de 2012

Educação Nos Tempos Modernos


Lendo este título, acredito que você esteja esperando mais um artigo sobre o sistema educacional.
Mas depois da brilhante estréia da minha nova companheira de blog, seria uma estupidez minha falar sobre esse assunto.
Não meus caros leitores, estou aqui hoje para lhes falar sobre a educação na sua casa.

“Educação na minha casa?! Como assim”

Estamos acostumados demais a associar a palavra educação com o sistema de ensino e acabamos nos esquecendo da amplitude desta palavra.
Um de meus professores (confesso que não me lembro qual) costumava dizer
“ Quem educam as pessoas são os pais. Os professores passam conhecimento”

De fato, é assim que funciona. Ou pelo menos, é assim que deveria funcionar. Os responsáveis pela educação de vocês foram seus pais. E os responsáveis pela educação de seus filhos serão vocês.

E pensando nisso, certamente começam a circular pela cabeça várias questões sobre o melhor método de educar. Eu lhes digo: a nossa maior arma é o diálogo.

Vejamos uma situação:

Uma criança de 8 anos é proibida pelos pais de assistir novelas. É correto?

Claro que as opiniões vão divergir. Portanto, direi o que eu penso.

Por mais que as novelas tragam muita coisa negativa, eu não acho que proibir esse tipo de coisa seja correto.
Primeiro porque vai atrasar o progresso da criança. Afinal, saber o que é errado faz parte do aprendizado de qualquer pessoa.
Segundo porque, como nos mostrou o próprio Jesus Cristo, a salvação não pode ser imposta. Forçar alguém a fazer qualquer coisa só vai fazer com que ela tenha aversão àquilo.

É claro, como eu disse antes, esse assunto sempre vai gerar discussões. Eu penso que seja muito menos estressante explicar pra alguém porque não deve fazer algo do que simplesmente dizer “foda-se, não vai e pronto”.

Historicamente, em todos os cantos do mundo, usar a força sempre gerou revolta. Não é porque na sua casa não tem um exército de rebeldes escondidos na floresta que isso não vai acontecer com você.

Não estou dizendo que você não possa (e deva) dar umas boas palmadas nas suas crias de vez enquando.

Aliás... Isso me lembra de algo...
Uma vez, não sei porque diabos ( acho que era falta do que fazer mesmo), estava vendo um filme da Xuxa (?) e tinha cena onde uma mãe dava uns "catiripapos" em uma menina. A boa moça que já amou muito as crianças (se é que vocês me entendem) faz o carro parar (?!) e vai repreender a mãe incauta.

Vamos aos erros...

-Tá certo a mãe espancar a criança no meio da rua?!

Não. Como eu disse antes, dar umas palmadas de vez enquando é válido. Além do mais, é melhor você bater no seu filho em casa do que ver ele apanhando de outros na rua. Mas isso deve ser em último caso, o famoso " permanecer no erro". E nunca no meio de uma avenida onde a Xuxa estiver passando.

-Tá certo a Xuxa se meter nisso?!

Não, não e não!
Confesso que a cena me deixou meio indignado.

Primeiro porque, se sou eu ali no lugar daquela mãe, dava uns "catiripapos" na Xuxa também. Quem ela pensa que é pra se meter e tirar minha autoridade na frente dos meus filhos?!

Segundo porque uma pessoa que fez um filme pornô com crianças não pode abrir a boca pra falar merda nenhuma sobre criação.

Terceiro, pra Xuxa é fácil falar "não bata, eduque". Ela é rica. Se a filha dela fizer pirraça por algo, ela vai lá e compra. Vai educar ganhando um salário...

E finalmente... Se você não gosta da maneira que alguém educa os filhos, acha que tá exagerando e quer intervir, faça da maneira correta: chame o conselho tutelar. Não saia por aí bancando o herói. Você pode acabar encontrando um vilão por aí. Geralmente alguém apanha, morre ou vai preso nesses encontros e pode não ser o seu dia de sorte.

Adoro perder o foco...

Bem... também não tem muito mais o que falar... Olho na educação dos seus filhos. A resolução a longo prazo de grandes problemas da sociedade depende muito disso.




Nenhum comentário: